sábado, 19 de novembro de 2022

Fique por dentro do Que Aconteceu na Live Compreendendo o Bullying No Ambiente Escolar

 



A live Compreendendo o Bullying no Ambiente Escolar ocorreu na quarta-feira (09 de novembro de 2022), a convidada Simone Maraninchi, Psicopedagoga e Ativista Antibullying. A live faz parte dasões do nosso Observatório de Educação que tem como objetivo a disseminação de informações sobre o Bullying e a promoção de uma cultura de paz no ambiente escolar, a proposta também faz parte do subprojeto da monitora Carina Ribeiro, que tem como tema Diálogos sobre Bullying e Preconceitos: Acolhimento, Vivências e Percepções, sob orientação das professoras Jaciete Barbosa e Patrícia Magris.

Durante a live Simone trouxe reflexões a falta de Políticas Públicas que fiscalizem e norteiem o trabalho de prevenção do bulliyng no ambiente escolar, salientou a importância do acolhimento de todos os envolvidos em casos de Bulliyng (Agressor, vitima e observadores) e a parceria entre escola e família para a efetividade do desenvolvimento do trabalho e promoção da cultura de paz, que deve ter como objetivo encontrar soluções para que as situações não voltem a acontecer. Outros pontos de reflexões são:

Sobre as escolas:

  • A falta de conhecimento sobre o fenômeno Bulliyng e a forte presença da banalização dos casos quando são relatados ou presenciados.

  • A necessidade de formação continuada para todos os membros da comunidade escolar (Professores, funcionários, estudantes e familiares), as ações podem acontecer em formato de oficinas, cursos, palestras e a contrição de um programa Antibulliyng na escola.

O bullying e sociedade

  • A banalização do bulliyng e suas consequências para a vítima e envolvidos ainda é muito presente na sociedade, muito se deve a associação equivocada de brincadeira ou a negação dos sentimentos despertados na vítima.

  • É importante a desconstrução do termo vítima provocadora, a concepção coloca a responsabilidade pelo bullying na vítima e desconsidera a desresponsabiliza a escola, os agressores e família.

#Descriçãodaimagem Print de tela da plataforma da live no Instagram onde aparece Carina Ribeiro, mulher de pele clara, cabelo preto cacheado na altura dos ombros, tem sobrancelhas finas, olhos pequenos, nariz arredondado, boca pequena, vestindo camisa azul. Abaixo, Simone Maraninchi uma mulher de pele clara, loira, sobrancelhas finas, olhos e boca pequenos, usando argolas e vestindo uma camisa preta.